
Facetas em Resina
Com o avanço tecnológico, hoje dispomos de Sistemas de Adesivos eficazes e de Resinas Compostas Nanohíbridas. É o caso das Resinas com tecnologia japonesa que nos permitem maior polimento, brilho e resistência. Assim, obtemos um aspecto natural das facetas.
​​
A longevidade das facetas, segundo estudos, chega a até 10 anos. Somado ao autocuidado (higiene oral) do paciente, manutenções com polimentos periódicos (quanto mais lisa e polida a superfície, menor o risco de manchamento e acúmulo de biofilme) e ao conhecimento técnico e científico do profissional Dentista para preservar o dente e o seu periodonto. Portanto, as facetas têm se mostrado eficientes e seguras.
Tornando possível a realização do
SONHO DE UM SORRISO HARMONIOSO E LINDO!
Confira o vídeo do antes e depois de FACETAS EM RESINA
A Reabilitação Estético Funcional com Coroas e Facetas em Resina pode ser realizada com rapidez, mínimo ou nada de desgaste dentário (minimamente invasivo) e com baixo custo. Alterando cor, também de dentes escurecidos, forma dos dentes e até leves correções de posições dentárias. Inclusive, corrigindo desgastes causados por Bruxismo.
​
As Facetas em Resina podem ser diretas sem planejamento prévio (depende totalmente da habilidade do Dentista) ou planejadas previamente com Enceramento Diagnóstico (wax-up) confeccionado em laboratório com cera no formato que ficarão as Facetas em Resina.
Podem ou não ser previamente testadas em boca pelo mock-up (tipo de uma maquete em tamanho real), facilmente removível.
Também podem ser confeccionadas fielmente ao Enceramento Diagnóstico, através de uma moldeira de silicone transparente.
Faz-se necessário um planejamento baseado no Tripé da Reabilitação Oral, Saúde, Função e Estética:
1.SAÚDE: dos dentes, da gengiva e do periodonto. Onde será avaliado se há cáries, lesões endodônticas (canal), gengivite, periodontite ou necessidade de extrações.
2.FUNÇÃO: Avaliar se os Princípios Fisiológicos da Oclusão estão equilibrados para um conforto neuromuscular e/ou articular, controle biomecânico da função mastigatória satisfatória e outros, respeitando as seis chaves de oclusão de Andrews:
-
Relação dos molares ou interarcos;
-
Angulação das coroas;
-
Inclinação das coroas;
-
Rotações;
-
Pontos de contatos interproximais; e
-
Curva de Spee.
E os componentes fisiológicos da oclusão:
-
RC - Relação Cêntrica sem toques prematuros,
-
DVO - Dimensão Vertical de Oclusão não encurtada e nem alongada e sim com uma distância aproximada da distância entre a pupila e a comissura labial (medida que se aproxima da DVR - Dimensão Vertical de Repouso),
-
Guias de Desoclusão Anterior e em Lateralidade para proteção mútua dos dentes,
-
AT - Alinhamento Tridimensional Dentária,
-
LM - Linha Média dos incisivos centrais superiores e inferiores coincidentes entre si e com a LM facial.
3.ESTÉTICA: Buscando naturalidade, proporção áurea e simetria dos dentes.Os objetivos são estabelecer um sorriso harmonicamente bonito na cor, forma e posição dos dentes em conjunto com os lábios e a face.

